O que é?

Tradicionalmente pensava-se que o stress patológico (distress) acometia apenas os adultos, sobrecarregados com as inúmeras solicitações do dia-a-dia. No entanto, o conceito de infância enquanto período de felicidade plena, sem responsabilidades nem “dores de cabeça” tem vindo a ser deitado por terra pelas investigações mais recentes e, hoje em dia é sabido que, tal como outras perturbações (por exemplo, a Depressão) as crianças também sofrem de stress.

 

Quais as principais causas?

Entre as causas diagnosticadas como fontes de stress infantil mais recorrentes encontramos os lutos/perdas familiares (morte, divórcio…); a mudança de escola ou residência; a violência doméstica ou a existência de conflitos entre os familiares mais próximos; o consumo de substâncias tóxicas ou alcoolismo nos pais ou prestadores de cuidados; a existência de exigências exageradas relativamente ao desempenho escolar; o nascimento de um irmão e as doenças e hospitalizações.

 

Como se manifesta?

Normalmente esta perturbação tende a surgir no início da idade escolar (por volta dos 5/6 anos) e, embora se possa manifestar de forma diferente de criança para criança, existe um conjunto de sinais que nos permitem identificar algum nível de desconforto na criança. A nível comportamental, tendem a surgir manifestações como: pesadelos, ansiedade e medo excessivo, choro frequente, agressividade e desobediência, hiperactividade e instabilidade emocional. Estes sintomas são frequentemente acompanhados por alterações físicas como: Diarreias frequentes, enurese nocturna (fazer xixi na cama); dores de cabeça e/ou de barriga; tensão muscular; falta de apetite, tiques nervosos; roer as unhas e náuseas.

 

Tal como nos adultos, esta patologia tende a agravar outros quadros já existentes como alergias, asma, obesidade, etc. uma vez que o stress tem efeito directo sobre o sistema imunitário do individuo.

 

Como posso ajudar?

A criança que apresenta sintomas de perturbação de stress deverá ser avaliada por um técnico especializado pois, esta perturbação, para além do sofrimento que causa por si só, poderá estar aliada a outras complicações como a Depressão Infantil, baixa auto-estima e/ou perturbações de adaptação.

 

mais sobre Infância: